Olá, nesta primeira postagem estaremos abordando conceitos básicos sobre
a didática, trazendo alguns questionamentos.
A didática fundamental trata de uma
perspectiva multidimensional do processo de ensino
aprendizagem, diferente da antiga visão de didática, meramente instrumental. A
didática passa a ser uma área da pedagogia que engloba três dimensões que estão
interligadas, sendo elas: dimensão técnica, dimensão política e dimensão humana.
Resumidamente, as dimensões do processo de ensino aprendizagem podem ser
explicadas da seguinte forma:
- Dimensão técnica: como o próprio nome diz,
trata das técnicas, as metodologias que são utilizadas no processo de
ensino aprendizagem.
- Dimensão política: está relacionada à
tomada de decisões pelo professor nas diversas situações vividas no
ambiente escolar.
- Dimensão humana: diz respeito à
compreensão que o professor deve ter sobre o público que ele atende e
questões como – Quem são meus alunos? – e, – Onde minha escola está
inserida? – são fundamentais, pois esta dimensão trata justamente de
conhecer o aluno para que as aulas estejam contextualizadas as suas
vivências.
Aliás, vale novamente lembrar que as dimensões do processo de
ensino de aprendizagem estão interligadas e devem ser refletidas pelo professor
em sua prática docente.
PROPOSTA DE REFLEXÃO
Você sabe o que é capital cultural? O vídeo a seguir traz
alguns esclarecimentos sobre o conceito, assista-o.
Agora que você já sabe o que é capital cultural e após ter lido as
considerações feitas anteriormente sobre o que é a didática, é interessante que
você se questione o seguinte:
- Minha concepção de didática é meramente instrumental ou tenho ciência
de que a didática trata da multidimensionalidade do processo de ensino
aprendizagem?
- Tenho empregado as três dimensões da didática em minhas aulas?
- Sabendo que meus alunos apresentam especificidades no processo de
aprendizagem e como visto no vídeo, apresentam diferentes capitais culturais,
qual a minha postura mediante a isso?
Esperamos que tais questões tragam reflexões que no cotidiano podem “passar
batido”, por diversos fatores, e lembra-los que antes de prepararmos uma aula e
tomar decisões precisamos conhecer nossos alunos.
Até a próxima postagem!!
Referência: ANDRÉ, MEDA; CANDAU, V. M. Em
busca de uma didática fundamental. Rumo a uma nova didática, v. 7, p.
147-156, 1989.
Olá moçada!! Muito bom trabalho, hein. Você apresentaram uma estrutura baseada nos assuntos trabalhados na disciplina. Garantiram adequadamente a referência em todas as postagens e propuseram questões ao longo das postagens, sugerindo reflexões. Senti falta de links vinculados às postagens para remeter a aprofundamentos, um saiba mais! O texto que decidiram utilizar é mais formal, numa perspectiva de síntese das referências. Penso que para um blog, seria interessante suavizar mais a escrita. A última postagem está muito truncada, não parece fluir. Como em todos os grupos, sugiro sempre que façam revisão gramatical para evitar erros. Nota: 9,0
ResponderExcluir