terça-feira, 12 de julho de 2016

Quem são meus alunos?

Olá, nesta primeira postagem estaremos abordando conceitos básicos sobre a didática, trazendo alguns questionamentos.

didática fundamental trata de uma perspectiva multidimensional do processo de ensino aprendizagem, diferente da antiga visão de didática, meramente instrumental. A didática passa a ser uma área da pedagogia que engloba três dimensões que estão interligadas, sendo elas: dimensão técnica, dimensão política e dimensão humana.

Resumidamente, as dimensões do processo de ensino aprendizagem podem ser explicadas da seguinte forma:

  • Dimensão técnica: como o próprio nome diz, trata das técnicas, as metodologias que são utilizadas no processo de ensino aprendizagem.
  • Dimensão política: está relacionada à tomada de decisões pelo professor nas diversas situações vividas no ambiente escolar.
  • Dimensão humana: diz respeito à compreensão que o professor deve ter sobre o público que ele atende e questões como – Quem são meus alunos? – e, – Onde minha escola está inserida? – são fundamentais, pois esta dimensão trata justamente de conhecer o aluno para que as aulas estejam contextualizadas as suas vivências.

 Aliás, vale novamente lembrar que as dimensões do processo de ensino de aprendizagem estão interligadas e devem ser refletidas pelo professor em sua prática docente.

PROPOSTA DE REFLEXÃO

Você sabe o que é capital cultural? O vídeo a seguir traz alguns esclarecimentos sobre o conceito, assista-o.


 Agora que você já sabe o que é capital cultural e após ter lido as considerações feitas anteriormente sobre o que é a didática, é interessante que você se questione o seguinte:

- Minha concepção de didática é meramente instrumental ou tenho ciência de que a didática trata da multidimensionalidade do processo de ensino aprendizagem?
- Tenho empregado as três dimensões da didática em minhas aulas?
- Sabendo que meus alunos apresentam especificidades no processo de aprendizagem e como visto no vídeo, apresentam diferentes capitais culturais, qual a minha postura mediante a isso?

Esperamos que tais questões tragam reflexões que no cotidiano podem “passar batido”, por diversos fatores, e lembra-los que antes de prepararmos uma aula e tomar decisões precisamos conhecer nossos alunos.

Até a próxima postagem!!

Referência: ANDRÉ, MEDA; CANDAU, V. M. Em busca de uma didática fundamental. Rumo a uma nova didática, v. 7, p. 147-156, 1989.

Um comentário:

  1. Olá moçada!! Muito bom trabalho, hein. Você apresentaram uma estrutura baseada nos assuntos trabalhados na disciplina. Garantiram adequadamente a referência em todas as postagens e propuseram questões ao longo das postagens, sugerindo reflexões. Senti falta de links vinculados às postagens para remeter a aprofundamentos, um saiba mais! O texto que decidiram utilizar é mais formal, numa perspectiva de síntese das referências. Penso que para um blog, seria interessante suavizar mais a escrita. A última postagem está muito truncada, não parece fluir. Como em todos os grupos, sugiro sempre que façam revisão gramatical para evitar erros. Nota: 9,0

    ResponderExcluir